segunda-feira, dezembro 19, 2005

O Mosteiro de Ferreira - S. Pedro de Ferreira

No âmbito da Pós-Graduação fomos visitar alguns dos monumentos inseridos no projecto da Rota do Românico do Vale do Sousa, no passado sábado, dia 17 de Dezembro.

Fiquei orgulhosa, os meus colegas gostaram imenso da Igreja de S. Pedro de Ferreira, é de facto um encanto, de história, de arquitectura, ... de simbologia, ... e de enquadramento ...(parabéns à Câmara e à Junta de Freguesia)

Deixo uma proposta: a elaboração de uma Monografia sobre o Mosteiro de Ferreira, o Professor Jorge Rodrigues é um expert nesta matéria ... e existe máteria bastante para a fazer. Além disso, a obra merece ...







www.patrium.org


Já está no "ar" www.patrium.org

Vale a pena ver e utilizar este espaço para debate sobre todos os temas, principalmente sobre o património na sua generalidade.

A participação activa é um compromisso de cidadania, já que existe meios, estes devem ser utilizados, foi um dos objectivos da criação do espaço de forúm no site da Patrium, uma Associação da qual me orgulho de pertencer.

Parabéns ao João Vasconcelos o trabalho foi quase todo dele.

quarta-feira, dezembro 14, 2005

Hexacorde Grupo Vocal - Venezuela



Lousada e Penafiel tiveram a possibilidade de ouvir um dos melhores grupos vocais da actualidade, são venezuelanos e estiveram pela primeira vez em Portugal, no Vale do Sousa. É um grupo composto por seis elementos, sendo que quatro deles são músicos profissionais, três vozes femininas e três masculinas, com uma sonoridade fabulosa, acompanhados por um narrador brasileiros, de voz encantadora e repleto de charme, que introduzia as músicas com uma breve e alegre explicação.

Não sei porque é que não estiveram nos outros municípios, foi pena, mas o Hexacorde Grupo Vocal foi com a promessa que volta para o ano.

Uma vez mais dou os meus parabéns à Associação Coro Gregoriano de Penafiel, que pelas mãos da sua directora, Prof.ª Ana Majorie Perez, soube trazer a esta terra músicos de tão grande prestígio e qualidade.

Não pelo facto da grande amizade que sinto por ela, mas pelo mérito e por lhe reconhecer o grande e persistente trabalho que tem feito pelas artes e pela cultura no Vale do Sousa, lhe rendo toda a minha homenagem.

O Vale do Sousa tem sabido acolher todos os estrangeiros (de outros países e de outras regiões de Portugal) que, pelos mais variados motivos, aqui se vêem tornar Valsousenses.

Para o ano que vem, quando eles regressarem não percam!!!


Nota: Foi com o maior orgulho que assisti ao concerto acompanhada por duas lindas crianças de 3 e 4 anos que se portaram com suprema dignidade.

terça-feira, dezembro 13, 2005

O que tem a Igreja a dizer ao mundo?

O Centro Paroquial de Mafamude em Gaia, organizou um interessante debate com o tema: “O que tem a Igreja a dizer ao mundo?”

O convidado foi Marcelo Rebelo de Sousa, aqui ficam algumas breves para pensar:

[num discurso leve e bem- humorado, onde começou por dizer que “a nossa fé tem duas direcções: a vertical e a horizontal, que são indissociáveis”, garantiu Rebelo de Sousa, que também descreveu a fé como “uma exigência positiva”, já que todo o Novo Testamento é baseado em acções e não em proibições. “O cristão é um evangelizador por natureza”, lembrou.
O comentador da RTP sublinhou que há duas maneiras de ver o caminho para a eternidade: olhando para o passado e para o sofrimento, ou agindo através de actos e palavras. “Vivemos num tempo do relativismo, que empobrece o homem”, descreveu Rebelo de Sousa, lembrando que a felicidade dos cristãos não depende só do Papa, “mas do nosso próprio empenhamento individual”.
Respondendo à pergunta inicial, Marcelo Rebelo de Sousa disse que hoje espera-se muito da Igreja “porque temos total noção do mundo” e que ser católico hoje é “muito mais exigente do que há trinta ou quarenta anos atrás”.]

segunda-feira, dezembro 12, 2005

Cidade surpreendente ... cidades belas ...

Desde que sou uma sulista "nortenha" fui-me apaixonando por esta região, mas o Porto, o Porto é uma divina descoberta, de cor, de luz, a contrapor com a cor, com a luz, da minha Lisboa, são ambas deliciosas ... diria são ambas de artistas, de artistas sensiveis, ... de artistas dos sentidos, .. mas de artistas diferentes ... por isso são cidades diferentes ...

Descobri um blog com fotos do Porto fantásticas, não percam de blogar http://cidadesurpreendente.blogspot.com/ ... está mesmo surprendente ...

A luz do Natal ... o Mosteiro ...

A foto não está de grande qualidade, mas o local sim, se vos for possível passem em Ferreira, a envolvente do Mosteiro já está bonita, mas assim está um mimo ...

quarta-feira, dezembro 07, 2005

"Estudam os alvos" ... deviam era estudar outras coisas

Por falar em notícias e em estudar, cá vai mais um excerto, esta sobre PF:

"Um segundo caso foi registado, cerca das 2 horas de ontem, em Paços de Ferreira. Desta feita, o visado foi abordado quando estacionava o seu BMW 320 na garagem da habitação. Surgiram-lhe então quatro encapuzados, armados, que se apoderaram do referido veículo. Na altura, andavam num Toyota Corolla."

Incoerência (take 2)


No meio do desânimo vou acreditando que a explicação perfeita é de que o afinal o mundo está a mudar, alias pela formação em sociologia, sempre fui crescendo que é próprio das sociedades, mas sinceramente acreditava que coisas como o apartheid tinham terminado. Obviamente que, não ao ponto de acreditar no fim do racismo, alias, os confrontos últimos nos subúrbios de Paris o demonstram, mas que medidas planeadas de segregação nas sociedades mais avançadas, sim, essas tendencialmente estavam a atenuar.
Nunca simpatizei muito com a cultura americana, sempre assentou, no meu ponto de vista, em valores fictícios, afinal foram eles que criaram Hollywood, sem sustentabilidade, e pior incoerentes.
Sendo a educação uma das minhas áreas de trabalho, uma notícia chamou-me a atenção, “no inicio do século vinte e um, de acordo com Gary Orfield, responsável por um projecto sobre direitos civis, na Universidade de Harvard, "as escolas públicas americanas, depois de 12 anos, estão agora num processo de segregação contínuo. A segregação dos estudantes pretos, tem aumentado continuamente desde os anos 50 aos 80, actualmente chegou a níveis nunca visto em três décadas. "a proporção de estudantes pretos dentro de escolas de maioria brancas, estão num nível mais baixo do que em qualquer ano desde 1968. Os quatro estados, mais segregados para estudantes pretos, de acordo com o estudo recente são; New York, Michigan, Illinois e Califórnia. Em New York, somente um estudante preto em sete vai à escola, predominantemente branca. "

terça-feira, dezembro 06, 2005

Cámelias ...







Bom dia ... Camélias´, está quase a terminar a época da sua floração ...

segunda-feira, dezembro 05, 2005

A contradição ... de onde deve vir a coerência ...

Foi com uma pitada de revolta que ouvi a noticia de que a cantora Daniela Mercury, tinha sido desconvidada, sim porque primeiro foi convidada e depois des ..., para o concerto de natal no Vaticano. Quando se cresceu, e se sente fazer parte de uma família, que prega a coerência, a lealdade de valores, o advento, ... e depois se faz isto, "algo está 'mal' no reino da ...".
Ainda por cima quando o concerto este ano é para dar inicio ao Ano Xaveriano, ano de evocação e celebração a S. Francisco Xavier, o pregador de povos diferentes ...

Afinal temos que ser coerentes todos ou não?

Temos que ter tempo ...

Em plena época natalícia o tempo começa a ser um problema, ou será que é mais uma desculpa para a justificação da falta de tempo ..., o que é um facto que entre jantares de natal, já também almoços, as reuniões de balanço, os concertos de natal, a reunião de pais, ...... começamos a não ter agenda para tanto evento, para não falar dos trabalhos da pós-graduação ou das compras de natal, que todos os anos prometemos que é o último a correr desta maneira ...
Mas afinal o que se passa, mas afinal que época é esta ...

O Advento, a preparação para a chegada, para o nascer, a calma e a reflexão interior de esperar e de nos prepararmos para ... o facto é que nem sequer consigo ter tempo para reflectir, adormeço com o cansaço ...

"é tempo de acordar a esperança de poder renovar o mundo", afirmou o Papa Bento XVI.
E o mundo começa ao nosso lado ... dentro de nós, o mundo é tudo.

Fica aqui esta partilha ...