sexta-feira, maio 15, 2009

Heróis com Trissomia 21

Sim, nós conseguimos!
Quem disse que os portadores de trissomia 21 não podem ter autonomia e trabalhar? Eis quatro exemplos de pessoas que provaram ser capazes de desempenhar tarefas úteis à sociedade


Rosa Ruela
12:14 Segunda-feira, 20 de Abr de 2009



Teresa Sousa Mendes tem passado os últimos 20 anos a contrariar os compêndios.
Neles lia que a filha não ia andar aos 12 meses, falar aos 2 anos, ler até aos oito. Muito menos aprender a usar o multibanco, divertir-se em saídas à noite com amigos ou ter uma página no Hi5 e um namorado com quem já passa fins-de-semana em família.
No saco que pousou aos pés da mesinha do Café-Teatro da Comuna, em Lisboa, está o figurino usado por Carolina na peça Perguntas de um Mendigo que Lê, de Brecht, o mesmo que ela vestiu para aparecer nesta revista, ao lado do também actor António Coutinho. Daqui a pouco hão-de ir as duas para casa, depois de um dia na Crinabel a filha e num gabinete de Recursos Humanos a mãe.
Foi um dia passado a trabalhar, diz Carolina, apesar de não receber salário naquela instituição de ensino especial e de solidariedade social. "O teatro era o meu sonho, agora é a minha profissão", ouvimo-la e acreditamos.
Depois de ter entrado em várias peças com o grupo da Crinabel, e de ter saído dos seus muros para fazer parte de um musical e de uma novela, aos 24 anos Carolina vê-se como uma actriz a tempo inteiro. Até nas dificuldades que prevê para o futuro. "Gostava de um dia poder viver sozinha com o João Pedro, o meu namorado. O único problema é o money, money, money", ri-se, esfregando os dedos.
Teresa há-de sorrir quando lhe contarmos esta parte da conversa com a filha.
Ela própria ainda não tinha 30 anos quando casou e decidiu ser mãe. "A Carol continua uma sonhadora, como é típico nas pessoas como ela." Aos 53 anos, sabe que a sua única filha não está preparada para deixar o ninho. "A sua autonomia é relativa."

DE UTOPIA EM UTOPIA

Este é um execerto de um artigo da Visão ver http://aeiou.visao.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=vs.stories/505283&sctx=1:10:crinabel

Vale a pena ler :)

Sem comentários: