quinta-feira, maio 11, 2006

"Pode a cultura gerar riqueza?"

Cultura como factor de riqueza em debate


"Pode a cultura gerar riqueza?" Para responder a esta questão um grupo de especialistas nacionais e internacionais reúne-se, hoje e amanhã, no âmbito do seminário "Cultura, Factor de Criação de Riqueza", organizado pela Fundação Oriente, em colaboração com a Rede IPI (Inovação, Projectos e Iniciativas, Lda.) e com o apoio do Centro Nacional de Cultura.

O encontro, coordenado por Carlos Medeiros, reúne políticos, investigadores, académicos, gestores do sector cultural público e privado de países europeus e responsáveis de fundações.

O objectivo do seminário, segundo a organização, é o da partilha de experiências e conhecimento em diversas áreas ligadas ao sector cultural.

Neste contexto foram definidos seis temas "Cidades e Regiões com estratégias de desenvolvimento baseadas na cultura"; "O impacte económico do sector cultural no PIB e na criação de emprego"; "Tendências de evolução das indústrias criativas e do sector cultural"; Investimento público e privado no sector cultural"; "As indústrias criativas e a inovação" e o "Estado da Arte" do sector cultural em Portugal". Cada um deles irá ser debatido por um especialista seguido de um debate entre os participantes.

A organização do encontro lembra, a propósito que "a valorização do sector cultural como factor de criação de riqueza visa a identificação de tendências, estratégias e medidas de actuação que reforcem e promovam as capacidades e potencialidades do sector para gerar efectivo valor acrescentado social e económico".

A concretização deste objectivo opera-se através do desenvolvimento de quadros prospectivos consubstanciados em opções estratégicas na linha da Estratégia de Lisboa.

Este vai ser o primeiro seminário aberto a inscrições dos Encontros da Arrábida 2006, um ciclo anual de conferências de alto nível académico e científico, organizadas e conduzidas pela Fundação Oriente, que tratam assuntos ligados às mais diversas áreas do conhecimento, com base numa reflexão prospectiva sobre temas estruturantes das sociedades actuais.

Ana Vitória in JN 11 maio 2006

Sem comentários: