quarta-feira, novembro 23, 2005

Sugestão de Natal ... é preciso é ACREDITAR ...


"Olá,
Venho falar-vos de um livro de receitas para crianças, que acabou de ser editado através da editora Sopa de Letras, pela Acreditar – Associação de Pais e Amigos das Crianças com Cancro. Vai estar à venda directamente na Acreditar (R. Prof.Lima Basto nº 73 em frente do IPO) ou nas livrarias já a partir da próxima semana (21 de Novembro). Não deixem de o comprar para oferecer aos vossos filhos, sobrinhos, afilhados, primos, e amigos....e ao mesmo tempo ajudarem uma boa causa.

Se puderem, divulguem a familiares e amigos.
Obrigada a todos
Pedro

Nota final:
Foi um desafio, um privilégio e um prazer participar neste projecto desde o inicio.
Agora é a vossa vez de ajudar as crianças que precisam da ACREDITAR ou de Acreditar num futuro, no futuro que não consegui dar à minha filha.

"está tudo óptimo" respondia frequentemente a minha filha Joana quando lhe telefonavam
"está tudo óptimo" é uma historia inventada sobre a Joana e a Madalena no mundo da culinária.
"está tudo óptimo" é uma pequena homenagem a todas as Joanas e Madalenas que já não estão fisicamente no nosso dia-a-dia. "

Mais uma mensagem que recebi e que considero importante passar, além disso é uma boa sugestão ... já que vem aí o Natal ... e é preciso, e vale a pena, Acreditar ...

segunda-feira, novembro 21, 2005

O melhor do mundo





Público elege blog em português o melhor do mundo, tupiniquim o weblog sobre povos indigenas, e vale a pena espreitar ...

Presidenciais ... a esta não resisti ...

quarta-feira, novembro 16, 2005

Os Amigos e a Globalização

Para mim, e acredito que para todos, a palavra AMIGO, tem uma carga fortíssima, negativa e positiva confesso. É engraçado que no Vale do Sousa foi difícil encontrar esta palavra, acredito agora que não pelo território e pelas suas pessoas, mas por mim … mas deixando a dificuldade, esta foi inversamente proporcional à intensidade, convínhamos que foi onde encontrei o meu melhor amigo …
Mas passando esta introdução vou tentar exprimir o que quero falar neste post, os amigos e a globalização …
Passada a dificuldade, reparei que uma parte dos amigos, que estão no meu coração, são ora de Coimbra, da Venezuela, do Brasil, … claro está ora de todo o Vale do Sousa, e que quando nos encontramos todos temos tantos pontos em comum, será que por termos uma visão similar do conjunto das coisas? Será por objectivos alargados comuns? Ou será porque a amizade nasce de uma mera casualidade que encontra empaticamente algo em comum??? A verdade é que são estes meus amigos que dão sabor à vida … ao meu crescimento, ao crescimento dos meus … Até vou descobrindo que vou tendo saudades, da Ana que está na Venezuela, da Jacinta que não tenho tempo para parar na sua linda Livraria, da Issa para nos rirmos das diferenças das expressões luso-brasileiras …

Achei imensa graça à definição de globalização que encontrei, cá vai:
globalização

s. f., Pedag.,
visão de conjunto das coisas, muito comum nos primeiros estádios de desenvolvimento da criança.
... as nossas crianças ...
Um abraço amigos …

Vamos fazer as crianças sorrir ...

Hoje recebi no meu mail a seguinte mensagem, devo confessar que sou um pouco avessa a enviar mensagens que pedem para ser enviadas, e geralemente só envio para os meus contactos aquilo que me parece ter alguma credibilidade, ou então porque acho ter imensa graça, mas a esta não resisto. Aliás mais do que o post, faço o meu apelo ... Enviem cassetes ...

"DOAÇÃO DE BRINQUEDOS AO IPO DO PORTO
P. F. PASSEM ESTA MSG A TODOS OS CONTACTOS DA V/ LISTA

Quem puder... ou ceder porque já não precisa, ou comprar 1 para oferecer...

A enfermeira do IPO deu indicação de que precisa de brinquedos e cassetes para as crianças, porque neste momento há muitas crianças internadas e não têm brinquedos.
Podemos ajudar as crianças do IPO entregando filmes em VHS que, com a crescente utilização do DVD, já não utilizemos. Filmes podem ajudar crianças que precisam de transplantes. Cassetes de vídeo que já não fazem falta em casa podem fazer felizes doentes que estão isolados na unidade de transplantes do Instituto Português de Oncologia. Uma «comédia» pode ter outro significado para uma criança que precisa de um transplante de medula.

O Instituto Português de Oncologia (IPO) está a angariar filmes VHS para os doentes da unidade de transplantes que estão em isolamento. São crianças e adultos que precisam de um transplante de medula e de estar ocupados durante o tempo de internamento», explica ao Portugal Diário a enfermeira responsável pela unidade, Elsa Oliveira. «Temos sete quartos nesta unidade e todos eles estão ocupados. Estas pessoas não têm defesas e, por isso, estão num ambiente protegido», explica a enfermeira, para quem esta iniciativa vai fazer com que o tempo de espera custe menos a passar.
A «falta de "stocks"» torna necessária a ajuda da população.
«Precisamos de filmes para as pessoas mais desfavorecidas que não têm possibilidade de os trazer. Algumas crianças trazem os seus próprios filmes e brinquedos mas depois quando têm alta levam-os», acrescenta a enfermeira. O IPO aceita todos os géneros de filmes, mas a preferência vai para a «comédia».

Numa altura menos feliz das suas vidas, «um sorriso vai fazer bem a quem passa dias inteiros numa cama de hospital». Rir é sempre um bom remédio.

A morada é a seguinte:
Instituto Português de Oncologia do Porto
Serviço de transplante de medula óssea Piso 11
R. Dr. Antonio Bernardino Almeida 4200 Porto
A/c da enfermeira Fernanda Soares ou A/c Enfermeira Ana Paula

sexta-feira, novembro 11, 2005

Hoje é dia de S. Martinho, de castanhas, ... de A42

Hoje é dia de S. Martinho, segundo os populares, se hoje estiver frio, começa hoje o Inverno, ...
A verdade é que a partir de hoje, só vai demorar 15 minutos a chegar ao Porto, finalmente vão cortar a fita da A 42, ou IC 25, como a quizermos chamar.

Também hoje começam as festas em Penafiel, e também hoje a minha amiga Beatriz está de parabéns.

quinta-feira, novembro 10, 2005

D. Quixote ... Orson Welles



Conjugação perfeita ... D. Quixote ... Orson Welles

quarta-feira, novembro 09, 2005

National Geographic Kids


Para as crianças e não só ...

Afinal o S. Martinho trás boas novas ...

Afinal parece que vai ser no dia de S. Martinho, 11 de Novembro, ... será que dá para acreditar?? Será que sexta vamos ter a IC 25 aberta?

E a IC 25 ....

De facto assim não se aguenta, mas afinal quando é que se poderá circular na tão desejada IC 25???

Que tal abrimos a estrada e depois quando o Socrates se lembrar de vir cortar a fita vem!!!!

É que esperar, por uma "pessoa" que não tem nenhuma noção da necessidade, ou seja, da realidade, é melhor dar-lhe a importância que ele está a mostrar que merece, cortar a fita ...

terça-feira, novembro 08, 2005

O sonho comanda a vida ...

Num anterior post escrevi um pouco, do que para mim vale a humildade, e vou descobrindo, felizmente, que existem pequenos e grandes génios, que vão acreditando, como o poeta, que o sonho comanda a vida. Pode não ser hoje, mas o sonho, mesmo que guardado num pequeno caderno, está lá para ser concretizado a qualquer momento.

Força Joce, querias aparecer, aqui estás ...

Nota: Parabéns atrasados pelo passado dia 20, lembramo-nos mas não pegamos no telemóvel, por isso de nada vale.
Mas mais tarde do que nunca, um abraço dos amigos

Roma - A cidade eterna

Roma = Amor

A Cidade Eterna, a descoberta de património "aos ponta pés", a clarividência de um império que é passado e que é presente.
Para ti Susana, depois conta para ir alimentando a minha vontade ...

Nota: As galinhas são mera coincidência da fotografia no contexto actual, mas pretende ser a estatua de um soldado romano, não sei é se tombou pela gripe das aves !!!

7 motivos para criar um blog

Ao ler o Blog de Jorge Remondes, achei imensa graça a um artigo que ele cita.

Vejamos sete motivos pelos quais um professor deveria criar um blog:

1- É divertido
2- Aproxima professor e alunos
3- Permite refletir sobre suas colocações
4- Liga o professor ao mundo
5- Amplia a aula
6- Permite trocar experiências com colegas
7- Torna o trabalho visível

segunda-feira, novembro 07, 2005

Instalação da Junta da Comunidade Urbana do Vale do Sousa - VALSOUSA 2005 a 2009

Depois de terem decorrido nas respectivas Câmaras Municipais do Vale do Sousa, hoje pelas 11 horas da manhã tomou posse a Junta da Comunidade Urbana do Vale do Sousa, a sessão foi presidida pelo Digníssimo Presidente cessante da Assembleia da Comunidade, Dr. Fernando Vasconcelos.

Devo confessar que para mim este é um dia especial, mais não fosse, por fazer parte, mui orgulhosamente, desta casa, mas porque acredito que as instituições são o rosto acima de tudo de quem as preside, e neste caso acho que de todo o executivo.
Confesso que foi uma satisfação ver a Dr.ª Fátima Felgueiras, e acredito que vai ser uma lufada de ar …

A linha de continuidade será certamente mantida pela reeleição do Dr. Alberto Santos como Presidente da Junta e com a eleição do Pedro Pinto e do Dr. Jorge Magalhães como Vice-Presidente.

A todos felicito, e desejo os maiores sucessos, porque como Valsousense que sou, acredito que o desenvolvimento deste território, passa em larga medida por estas seis pessoas de forte carácter.

Camélias - Uma descoberta de beleza ... uma paixão


No livro “A Dama das Camélias” de Alexandre Dumas (Filho), a heroína Margarida conhecida como “A Dama das Camélias”, recusa um pretendente desconhecido, por ele, a ter perturbado, ao oferecer-lhe um ramo de flores com uma intensa fragrância. Alérgica às fortes essências das flores, Margarita sempre levava um ramo de camélias, de mínima essência para evitar tossir.
Esta e outras obras literárias foram escritas sob a premissa, de que as camélias não possuem um aroma definido.
A flor é famosa, mas a sua essência pura e límpida, é pouco conhecida. Não obstante, dentro das mais de 100 variedades diferentes de camélias selvagens descobertas até hoje, sete são conhecidas por terem uma essência de aroma doce, similar ao das ameixas.
Choka Adachi, artista de Ikebana (arte do arranjo japonês de flores), foi um dos primeiros a interessar-se pela essência das camélias. Uma variedade de Higo-Camélia de rico aroma, foi descoberta em 1968 pelo Senhor Ohta na cidade de Kumamoto, no sul do Japão. Adachi chamou-lhe ”Nioifubuki” (Ventilada de Essências). Caracteriza-se por possuir um elevado conteúdo de linóleo, (considerado um elemento básico na composição das fragrâncias das flores), por ter una essência doce e refrescante, muito parecida à “Kohshi” (Morada da Fragrância), outra camélia com fragrância, que foi descoberta na ilha de Izu Ohshima, pouco tempo depois. O seu aroma pode descrever-se como similar ao do rododendro (um tipo de azálea), mas o perfume, é tanto ou mais subtil, que a flor deve colher-se com muito cuidado.
Não nos podemos assim surpreender, que se pense que a camélia é uma flor que carece totalmente de fragrância.

quinta-feira, novembro 03, 2005

Fratel


Fratel, é uma aldeia que pertence ao concelho de Vila Velha de Rodão no distrito de Castelo Branco, fica em plena Beira Baixa e é lindamente banhada pelo rio tejo.
Mas o Fratel é mais do que uma aldeia, é o centro nevrálgico dos fratelenses espalhados pelo mundo. Dos que lá nasceram e dos que têm lá todas as suas raizes.